terça-feira, 10 de março de 2009

3D é a nova onda

O cinema já vem a muito mostrando filmes em três dimensões (3D) como um novo atrativo, que não é novo, mas esta sendo remodelado. Diferente dos primeiros filmes da década de 50 que exploravam a técnica, os atuais já não provocam mais dores de cabeça nos espectadores como faziam nos primórdios com imagens distorcidas e duplicadas saltando a tela. A técnica não mudou muito, agora esta mais precisa com o uso do cinema digital e com óculos mais bem feitos, não como os espartanos óculos de papelão.

O sociedade dos malas já cobriu um dos últimos lançamentos do gênero "Coraline e o Mundo Secreto". Eu mesmo tive a oportunidade de assistir “Os mosconaltas” na sua versão 3D em um cinema com tecnologia IMAX e uma tela de 1000m2 o Géode que fica em Paris na Cité des Sciences. Foi uma experiência bem mais real e “3D” que todas as outras que vi.


Agora esta novidade não fica mais restrita as salas de cinema. As TVs de última geração já estão vindo com uma tecnologia 3D, e melhor, sem a necessidade dos velhos óculos especiais.


É uma tecnologia que duplica a velocidade com que os quadros são mostrados na tela, enviando duas imagens que são especialmente destinadas aos olhos esquerdo e direito por um sistema de lentes que desviam estas imagens em ângulos específicos para cada um dos olhos. Provocando um efeito 3D muito interessante, pude ver algumas TVs da Philips expostas na #cparty 2009 o efeito é bem convincente, mas funciona apenas em um ângulo de visão limitado.




Ainda demora para os lares brasileiros terem uma destas na sala de TV. Mas não tanto quando imagina!

Um comentário:

  1. Cara o último filme que eu vi em 3d foi sharkboy e lavagirl ainda por aqui no brasil os filmes que eu vi em 3D era meio como um atrativo para filmes ruins aew vc ia ver mais pelo 3D do que pelo filme em si msm.Assisti agora domingo Coraline nem sabia que tinha versão 3D, axei que o filme foi legalzinho mais podia ter sido mais explorado se nao tivesse uma visao tao infantil, afinal Coraline nao eh pra criancinha.

    Valeu pelos elogios e pela atenção com o meu blog, é dificil encontrar pessoas como vc.=D

    ResponderExcluir