domingo, 4 de janeiro de 2009

Rocky IV: o mais polêmico filme da série.

Bom pessoal, primeira vez que comento de filme no blog, mais escolhi um filme, ou uma “franquia” de filmes que sou realmente fã, então posso falar com certo conhecimento, vou falar aqui de todos os filmes do Rocky começando pelo Rocky IV, apesar de ter visto todos umas 500 vezes, este foi o último que vi, então ta fresquinho na cabeça, rs.

Não considero o Rocky IV o melhor filme da série, mas ele é diferente de todos os outros filmes e o mais polêmico também, pois trouxe à tona a rivalidade entre EUA e a antiga União Soviética, isso é evidenciado por todo filme. Na entrevista coletiva a esposa do lutador russo Ivan Drago afirma que a mídia faz de tudo para mostrar que a URSS é o vilão do mundo, e os EUA os heróis. Na Luta em que Apolo é morto por Drago, é preparada uma mega produção, Apolo estava certo que ia arrebentar com Drago e alfineta feio os soviéticos quando ele chega para lutar com Drago vestido de George Washington enquanto o ginásio é tomado por um verdadeiro show de James Brown cantando "I live in América". E após o Apolo entrar em convulsão devido aos violentos socos recebidos, Ivan Drago diz: “Se ele morrer, morreu” ninguém esperava tamanha ousadia para um filme desses na época.

Após a morte do amigo, Rocky se sente no dever de lutar com Drago, para vingar a morte do amigo e para mostrar que o russo não é essa maquina dita por todos os soviéticos. Ele anuncia a luta sem antes falar com sua esposa Adrian, que em todos os filmes, sempre queria que ele parasse de lutar. Quando Rocky chega a casa, toma uma rala federal (mais um) dela, mais mesmo assim a luta esta de pé. Após isso ele sai de carro e acontece umas das melhores cenas do filme, no qual ele dirigindo sem rumo começa a pensar em toda sua vida, e são exibidas cenas de todos os filmes anteriores, das lutas com Apolo e outros adversários, seu treinamento esmurrando carnes, quando atirou seu capacete em sua própria estátua, a morte de seu treinador Mickey, tudo isso ao som de “No easy way out” que tem tudo haver com o momento fez com que esta cena se tornasse sensacional. Assista ela logo abaixo:

Rocky resolve se isolar de tudo e de todos, e parte para Sibéria juntamente com o seu cunhado mala Polie e Duke, treinador de Apolo que iria treiná-lo para luta. Aí acontece outras seqüências de cenas espetaculares, no qual Rocky faz treinamento totalmente primitivo, baseado em corridas, cortar lenhas, puxar carroças, tudo sem quaisquer ajuda de equipamentos, enquanto Drago utiliza equipamentos de última tecnologia, desde esteiras simples até computadores ultra modernos, medidores de potência de socos e também anabolizantes (olha outra alfinetada na União Soviética) ao som de "Burning Heart" e “Hearts on fire”. A Cena segue logo abaixo:

Vamos ao que todos esperavam: a luta. Ao entrar no ringue Rocky é vaiado ao extremo (o que não podia ser diferente) e o russo é ovacionado, e começa a luta. Rocky apanha a luta inteira, como em todos os outros filmes, mas existem alguns momentos que podem ser destacados, no intervalo de um round treinador grita para Rock “no pain, no pain” (Sem dor, sem dor) e também quando Drago diz: “isso não é um homem é um pedaço de aço”. Outra cena muito interessante quando o empresário dele vai cobrar a vitória do russo, ele o segura pelo pescoço, ai sua esposa manda o largar ( que droga, podia ter quebrado aquele otário, rs). O final todos sabem, último round Rocky resolve lutar, e ganha por nocaute. Neste momento acontece outra cena interessante, no ínicio quando Rocky entrou ao ringue foi vaiado, agora ele é aplaudido de pé, e no discurso da vitória, ele fala que na luta foram dois homens se matando, mas é melhor do que milhões se matando (falando da guerra fria, mais uma cutucada). Nesse momento toda cúpula soviética, incluindo presidente, ministros aplaude de pé Rocky, o empresário do lutador russo não queria aplaudir não, mais aí presidente da uma encara nele, e ele se levanta. (quem pode manda, quem tem juízo obedece, rs)

Para quem estava acostumado com os primeiros filmes da franquia pode gerar um gosto de decepção, por não se tratar de um drama, e sim de filme de ação, mas nem por isso deixou de ser um ótimo filme, divido em várias cenas distintas que culmina com uma luta surreal, mas muito emocionante. Um ótimo filme em que seu protagonista e diretor Stallone tenta passar mensagem de paz mundial.

6 comentários:

  1. eu gostei
    alias adoros os filmes da serie
    sao classicos

    ResponderExcluir
  2. Na verdade nao se tratava do empresario dele e sim de um membro do Partido Comunista.

    ResponderExcluir
  3. Todos os filmes da série são bons, cada qual pelos seus motivos! Mas realmente Rocky IV têm suas particularidades! Cenas realmente marcantes!!!

    ResponderExcluir
  4. Bem destacados os trechos do filme! Pra mim tbm não é o melhor filme da série mas é fantastico!
    Tenho um blog exclusivo sobre o Stallone.
    Osmar Daou
    Stallone for Ever

    ResponderExcluir
  5. Muito bom,gostei da maneira em que narrou a historia,na minha opinião é o melhor filme do Rock!cenas da luta o treinamento e pricipalmente a trilha sonora!É difícil um filme ainda ser bom na quarta parte,mas esse conseguiu...

    ResponderExcluir
  6. AI GALERA SOU VICIADO EM ROCKY,EU NAO ME CANSO DE ASSISTIR,GOSTEI DOS COMENTARIOS!

    ResponderExcluir