terça-feira, 27 de janeiro de 2009

O sonho não acabou: Polaroid está de volta, agora em versão digital

Quem não se lembra da velha maquina fotográfica Polaroid, que cansávamos de ver em filmes e comerciais as pessoas tirando fotos e imediatamente ela já saia por baixo da maquina, realmente era um sonho, eu sempre quis ter uma daquelas, mas como querer não é poder, fiquei só na vontade.

Eu adorava ver quando a foto saia por debaixo e pessoa tirava e agitava até a foto aparecer, rs.

Com o avanço da fotografia digital a empresa parou de fabricar suas câmeras de fotos instantâneas, e após algum tempo fora do mercado a Polaroid lançou na última CES2009 a Polaroid PoGo Instant Digital Camera, que é a versão digital da câmera Polaroid que todos nos conhecemos. A nova Polaroid PoGo Instant Digital Camera é simples demais para usuários exigentes, sendo voltada mais ao público leigo que quer algo rápido e básico. Ela não possui recurso de foco automático, não tem zoom óptico, não é compacta, possui apenas 5 megapixels, bem inferior ao padrão das atuais câmeras digitais, possui display LCD de 3 polegadas, slot para cartão SD. Ela imprimi fotos de 2 x 3 polegadas (5 x 8 cm) em 60 segundos, e a foto não é impressa imediatamente, você tem a opção de visualizá-la antes e mandar imprimir. A câmera não utiliza tinta, e sim um papel especial com microcristais que se ativam com o calor e pode imprimir com e sem bordas em papel adesivo. Como outras câmeras digitais, existe um atraso entre o momento em que você pressiona o obturador e aquele em que a imagem é de fato registrada, o que torna quase impossível capturar imagens de ação. Pelo fato das fotos serem “impressas” por aquecimento, a duração da bateria é comprometida, uma carga completa da bateria dura aproximadamente a impressão de 20 fotos.



A câmera não custa muito, cerca de 200 dolares. O papel fotográfico pode ser comprado a U$ 4,99 (pacote com 10 unidades) e U$ 12,99 (pacote com 30 unidades). Somente a empresa Polaroid que fabrica este papel, se um dia ela parar de fabricar, todo mundo pode aposentar suas câmeras. Vejam este vídeo que demonstra a utilização da câmera:





Vimos que é uma câmera bastante limitada em termos técnicos, mais é a única no mundo que consegue impressão instantânea, então quem tem uma Polaroid, não a tem pela qualidade técnica ou qualidade das fotos, que são de baixa resolução, tem porque é uma câmera divertida. Você consegue resultados muito rápidos, e devido papel adesivo, você pode tirar fotos e fixá-las em geladeiras, computadores, quadros, levar para festas tirar fotos dos amigos e fazer um mural, colar em latinhas e muito mais. Tendo em mente suas limitações, com certeza você terá uma câmera muito útil em mãos, e vai conseguir fazer varias coisas, que nenhuma outra consegue, depende só da sua criatividade.

3 comentários:

  1. Muito legal !!!! Ainda quero ter uma dessa....

    ResponderExcluir
  2. Pelo que vi é uma câmera grande e que não tem tantos recursos, mas que pode ser prática em situações e principalmente, em negócios específicos, como por exemplo em lugares turísticos ou eventos. Acho que ela ainda ocupará um nicho de mercado até se popularizar, principalmente com uma bateria que aguente mais tempo!

    ResponderExcluir
  3. Nossa ela é perfeita *q*,pena ki é muito grande ;SS meu sonho é ter uma polaroidee,aindaa compro uma dessa,axo de mais a antigaa,mais essa é muit atualizadaa,ameei *----------*

    ResponderExcluir