sábado, 8 de novembro de 2008

Filmes refazendo games e games refazendo história

O cinema atual, mais especificamente o segmento de ficção científica e aventura, passa por uma fase de total falta de criatividade, sobrevivendo de remakes e adaptações. Quadrinhos e games virando filmes, antigos sucessos voltando as telas ou ganhando continuações.

Os games suprem o mercado de entretenimento com novidades e historias diferentes. Os gráficos mais realistas fazem de muitos jogos verdadeiros filmes interativos. Mesmo em cenários extremamente batidos, como a segunda guerra mundial, ainda geram games de tirar o folego. Brothers in Arms: Hell's Higway dá exatamente essa sensação de estar jogando dentro de um filme. Porém a grande surpresa é a jogabilidade que não fica amarrada, como é característico de jogos tão cinematográficos. Você está no comando de um pelotão com missões diversas no campo de batalha, um jogo de tiro em primeira pessoa mas que adiciona elementos tácticos, como usar bem as coberturas e comandar seu pelotão que obedece prontamente, mas tem uma inteligência própria de encontrar cobertura e revidar fogo. O que te deixa livre para curtir a ação em primeira pessoa com head-shots em câmera lenta e granadas partindo corpos ao meio.

Os jogos tem a capacidade de reinventar cenários e historias, com jogabilidade melhorada, gráficos mais realistas. Com o grande diferencial de possibilitar a vivência dessas histórias e não apenas mostrando o ponto de vista de um criador a uma plateia passiva.

Claro que os jogos também se valem dos remakes. É o caso de Caça Fantasmas que foi sucesso nos anos 80 e agora voltará em 2009 como Ghostbusters the Videogame, junto com vários títulos que estavam sendo judicialmente disputados entres produtoras já faz um bom tempo.



Um comentário: